20121213

1 de cada 5 nuevos sintecho en Grecia, tiene titulo universitario

en hispanistán es el 12%.. disfruten lo votado..

http://www.ionline.pt/mundo/cada-cin...-universitario

Um em cada cinco sem-abrigo na Grécia tem um título universitário, segundo um relatório apresentado hoje em Atenas sobre “a mudança radical” do perfil dos novos sem-abrigo.

Embora não haja estatísticas oficiais, a Grécia tem atualmente cerca de 20.000 pessoas a viver na rua, segundo Olga Theodorikaku, da organização não-governamental Klimaka, autora do relatório.

Quase dois terços (65 por cento) são “novos sem-abrigo”, a viver na rua há dois anos ou menos.

“O perfil dos novos sem-abrigo mudou radicalmente. Antes da crise, a maioria era pessoas com problemas mentais ou de abuso de álcool e drogas”, explicou Theodorikaku citada pela Efe.

A maioria dos novos “sem-abrigo”, contudo, tinha trabalho, muitos deles nos setores mais afetados pela crise: construção (24,8 por cento), privado (22 por cento), independentes (18 por cento) e turismo (16 por cento).

A Grécia atravessa o quinto ano de recessão económica e regista uma taxa de desemprego de 26 por cento.

A ONG Klimaka, que dá assistência a entre 150 e 200 sem-abrigo por dia, lamentou a pouca atenção das autoridades em relação a estas pessoas, que não recebem nenhum tipo de ajuda e “estão completamente excluídas do sistema de saúde público”, disse a responsável.

No hay comentarios: